domingo, 11 de setembro de 2011

Os professores são importantes, sim!

Quando o assunto é desescolarização eu educação sem escola, as primeiras pessoas que reagem negativamente são os professores. Se eu penso que a educação fora da escola (esta escola que conhecemos hoje) é melhor, os professores são então desnecessários?

Primeiro gostaria de fazer uma breve retrospectiva histórica: o que eram os professores de antigamente? No geral eram pessoas que dominavam uma arte: os marceneiros que tinham habilidade para ensinar o ofício ensinavam marcenaria aos aprendizes, o mesmo para os ferreiros, os agricultores, os músicos. É bastante recente na história da humanidade uma especialização em "ensino" isolada do domínio de alguma habilidade concreta. Essa especialização tem muitas vantagens, mas também tem uma desvantagem - um professor com formação exclusivamente em pedagogia costuma ser menos interessante para uma criança do que um músico, um geógrafo, um matemático, um pintor que fale apaixonadamente sobre sua área.

A desescolarização não é contra os professores. É sim, contra o ensino compulsório. É contra o professor decidir (ou obedecer quem tenha decidido) o que será ensinado ás crianças sem a participação delas. É a favor de permitir que a criança explore o aprendizado e o conhecimento de maneira autônoma, com liberdade para estar com os professores ou outro profissional que ela deseja.

Recentemente eu passei a sentir muita vontade de aprender a desenhar. Corri atrás de uma professora que está me ensinando, e tem sido maravilhoso. Terrível seria eu ser forçada a aprender técnicas de desenho, em qualquer momento da minha vida em que eu não estivesse interessada nisso. Uma delícia tem sido este aprendizado agora, que eu manifestei esta vontade.

Os professores são fundamentais, indispensáveis, como facilitadores do aprendizado. Mas são verdadeiros traumas na vida de muitas crianças quando estão ali para impor.

Para os professores ou estudantes que pretendem seguir suas carreiras dentro de escolas tradicionais, eu sugiro que também pesquisem sobre desescolarização, porque há muitas informações valiosas que podem ser usadas dentro de sala de aula, para tornar mais agradável o aprendizado e a convivência com as crianças. O educador norte-americano John Holt tem muitas ideias e reflexões interessantes sobre isso no livro "What do I do Monday?".

Ajudar, apoiar, iluminar o caminho. Jamais cercear ou impor.

Um comentário:

  1. Olá, Fernanda! Parabéns pela iniciativa do blog. Sou proessora de música e acredito que este tipo de professor, que está acostumado a dar aulas particulares, tem outra visão do ensino domiciliar. Particularmente adoraria ajudar numa experiência de homeschooling. Abraço!

    http://estimulandomeusfilhos.blogspot.com

    ResponderExcluir